domingo, 30 de dezembro de 2012

Croutons para salada

E aí,  como vai o feriadão? Aqui em casa calorão persiste e as saladas também! Aprendi a fazer uns croutons muito bons, que dão aquela graça na salada, sabe? E muito fácil de fazer, bora aprender?


     Para uma salada para 2, usei:
- 2 fatias de pão integral (mas pode fazer de pão de fôrma normal também)
- azeite e sal à gosto
- temperos desidratados à gosto: usei uma mistura de cebola, alho e salsinha e pimenta moída na hora

     Modo de fazer:
     Corte o pão em cubinhos, espalhe num tabuleiro e regue com azeite, mexendo bem pra que todos os cubinhos fiquem úmidos. Depois coloque os temperos secos e o sal e mexa mais um pouco. Espalhe bem sobre o tabuleiro e leve ao fogo alto (250 graus), por 10 minutos, mais ou menos, até dourar. Mas tem que ficar de olho, porque tosta rápido, se bobear queima tudo!
     O principal pra dar certo é usar um pão de qualidade (usei o integral light da Wickbold), e não deixar passar do ponto. Faz a diferença em qualquer salada sem graça!
     É isso aí, vamos continuar na saga das saladas!
      Bjs!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal com rabanada!

             
        Vim aqui pra desejar FELIZ NATAL a todos! Espero que estas datas especiais sirvam pra reunir a família, comer e falar besteira, dar risada, ver pessoas queridas que não víamos há tempos, e agradecer, acima de tudo! Agradecer por termos uma ceia, pessoas com quem compartilhar tudo isso e por mais um recomeço se aproximando...E pela rabanada, minha gente, porque cá entre nós: ainda está pra ser inventado um doce melhor que esse! E oh, se é pra comer, vamos comer com gosto: aqui em casa a que faz sucesso é a frita mesmo, com leite condensado e tudo que temos direito! Afinal, é calórico mesmo e só fazemos uma vez ao ano (duas, vai, esqueci do ano novo!), portanto não vale a pena queimar ficha fazendo assada ou similares, a não ser que você tenha uma receita revolucionária ( e se tiver me manda!).
        Gente, um parênteses: que calor é esse! Dá até uma moleza, mas amanhã é dia de malhar pra gastar esse monte de calorias, hein! Vambora, galera, ano novo vai ter mais, então temos uns dias de trégua pra compensar!

         
        E quem disse que Papai Noel não é carioca?

          Beijo grande!
                           

sábado, 22 de dezembro de 2012

Salada para o calorão

      Oi gente, voltei! Estava sumida por conta de uma escapada rápida, uma baita surpresa de natal, Papai Noel chegou antes aqui em casa e me deu um presentão adiantado! Mas isso é assunto pra um próximo post! Prometo que conto como foi!
      Estou aqui hoje pra falar de comida de verão, e não me vem outra coisa na cabeça senão salada! Algo fresquinho e leve, com um molho bem gostoso! Isso que eu gosto no verão! Fiz uma hoje pro almoço que ficou bem gostosa (e bonita, porque a gente come com os olhos primeiro!):


    Os ingredientes podem variar conforme o gosto do freguês, mas nessa eu coloquei:
- agrião
- alface roxa
- tomate cereja
- pedaços de frango grelhado
- macarrão cozido, no caso pene
- lascas de parmesão
       Considero o molho essencial, é o que dá graça à salada. Costumo sempre fazer algum molho especial pra comer na salada, e esse de hoje foi uma espécie de Caesar:
- 2 colheres de creme de ricota
- um punhado de parmesão ralado
- azeite à gosto
- sal a gosto
- 1 colher pequena de alho triturado ou 1 dente de alho triturado
É só misturar tudo!
       E com esse calorão, podem esperar que teremos muitas saladinhas por aqui!
   Bjs e bom fim de semana!
       

domingo, 9 de dezembro de 2012

Almoço de domingo, só!

     Marido viajando a trabalho...Sozinha é mais fácil se controlar nas gordices, né não? Já pararam pra pensar como comer é mais social do que fisiológico? E comer besteira sozinho, definitivamente, não dá tanto prazer!  Bom é aquele almoço de domingo que só sua mãe sabe fazer, bolo quentinho na casa da vó, churrasco e cerveja com os amigos, brigadeiro de festinha de criança... Comer é compartilhar momentos, minha gente! E nesses momentos não existem calorias! Deixa pra pensar nisso no dia seguinte, compensando nos exercícios e voltando à rotina normal! Muitas das minhas colegas irão torcer o nariz, mas não ouso proibir meus pacientes de sair da dieta diante de uma confraternização (até porque não quero ser enganada,rs)! Acho também que o lado psicológico é muito importante quando alguém está tentando emagrecer, e ficar sonhando com aquele pudim de leite todos os dias não ajuda!
    Bom, todo discurso foi pra dizer que estou sentindo falta do meu companheiro aqui, pra tomar uma cerveja gelada e fazer a pipoca no domingo! E por isso não estou tão animada para comer e beber como fazemos todo fim de semana! Não que não esteja comendo bem, gosto das coisas saudáveis, mesmo, mas digamos que o fim de semana está sendo atípico. Meu almoço de hoje:


Omelete de queijo minas com salsinha e salada verde com palmito. Lindo, né? Mas a falta de carboidrato também teve um outro motivo...A sobremesa! Tô sozinha, mas não tô morta! Fiz uma sobremesa dos deuses, gelado de abacaxi, receita da minha tia Eda! E guardei minhas calorias de carboidrato pra ela!


Aí vai a receita:
- 200 ml de água ( 1 copo de requijão mal cheio)
- 1 colher de sopa cheia de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (usei o leve)
- 1 abacaxi cortado em cubinhos

Modo de fazer:
      Coloque a água, o açúcar e o abacaxi cortado pra cozinhar em fogo baixo, até formar uma calda, deixe ferver bem. Tire os cubos de abacaxi da panela e reserve. Adicione uma lata de leite condensado à calda que ficou na panela e mexa em fogo baixo até ficar no ponto de brigadeiro de colher, molinho mesmo. Aí apague o fogo e adicione o creme de leite e misture até homogeinizar. Depois coloque o abacaxi reservado. Sirva bem gelado e divirta-se!


Eu sempre coloco esses doces em potes individuais, nesse caso copinho americano, porque assim a gente se controla na hora de comer (o cérebro não pesa, mas ele conta!). A textura fica tipo de leite talhado, bom demais!
     
              Bj , bom domingo a todos!
     

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Panqueca e molho de tomate

  Como prometi na última postagem, aí vai a receita do molho de tomate que faço com tomate pelado, nesse caso usei para acompanhar panqueca de carne. Vou dar minha receita de massa de panqueca também, embora seja ridiculamente fácil (mas vai que...alguém pode não saber, né?)!
   Vamos à receita:

 Massa de panqueca:
- 1 xícara de farinha
- 1 ovo
- sal a gosto
- 1 xícara de leite (eu uso desnatado, pois se posso diminuir a gordurada sem muita alteração de sabor e consistência, por que não? Deixa pra comer essas calorias no queijinho parmesão que vai por cima!)

                           

  Bato tudo no mixer, mas pode ser liquidificador. Depois de bater, eu misturo com a colher  mesmo um pouco de cebolinha ou salsinha picadinhos (da minha horta!), acho que dá um gostinho especial! Deixar descansando uns 10 minutinhos antes de ir pra frigideira bem quente. Use uma frigideira antiaderente, que deve ser untada com óleo ou azeite, passe com papel toalha, não precisa encharcar não! Rende de 10 a 12 discos de massa, e o recheio vai por sua conta, mas eu adoro fazer de carne moída ou espinafre com ricota.

Molho de tomate:
- 1 lata de tomate pelado, cortados grosseiramente
- 1 cebola média bem picada
- 1 dente de alho grande bem picado
- 1 colher de café de açúcar
- sal e pimenta do reino a gosto
- algumas folhinhas de manjericão picadas
- azeite suficiente para refogar

        Refogue a cebola com alho no azeite em fogo baixo, até dourar. Acrescente o tomate picado e deixe ferver. Coloque o açúcar e corrija o sal. Por último vai o manjericão picado e a pimenta, de preferência moída na hora. Esse molho é curinga, serve pra macarrão, panqueca, lasanha e tudo que precisar de molho vermelho.

       Para montagem do prato:
     Arrume as panquecas já recheadas num refratário, cubra com molho, salpique parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido até que o queijo derreta. Fica uma diliça!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dica esperta

 Quando postar esse título é porque tenho uma dica legal (não propaganda!) pra dar, daquelas que quebram o maior galho! A dica esperta de hoje é o tomate pelado, que se compra enlatado. Apesar de ser importado, anda com preço bem em conta, em torno de 2 reais a lata. Já usei essas duas marcas abaixo e aprovei!


      E aí, alguns podem estar perguntando: ah, não é mais fácil comprar logo um molho pronto? É, é mais fácil, mas te garanto que não é mais gostoso e saudável que preparar seu molho com tomate italiano vermelhinho e natural. Acho um luxo podermos ter tomate dessa qualidade no armário pra usarmos na hora que quiser, ao contrário do tomate comprado na feira ou mercado, que não dura tanto e nem sempre está tão bom pra molho. Veja bem: eu adoro comprar tomate normal, mas ter esse da latinha em casa é uma mão na roda naquelas horas de fome e preguiça! Rende um ótimo molho pra macarrão, panqueca, etc, em menos de 15 minutos de preparo!
      Logo mais vem postagem com receita de molho!
      Bom começo de semana a todos!