domingo, 30 de dezembro de 2012

Croutons para salada

E aí,  como vai o feriadão? Aqui em casa calorão persiste e as saladas também! Aprendi a fazer uns croutons muito bons, que dão aquela graça na salada, sabe? E muito fácil de fazer, bora aprender?


     Para uma salada para 2, usei:
- 2 fatias de pão integral (mas pode fazer de pão de fôrma normal também)
- azeite e sal à gosto
- temperos desidratados à gosto: usei uma mistura de cebola, alho e salsinha e pimenta moída na hora

     Modo de fazer:
     Corte o pão em cubinhos, espalhe num tabuleiro e regue com azeite, mexendo bem pra que todos os cubinhos fiquem úmidos. Depois coloque os temperos secos e o sal e mexa mais um pouco. Espalhe bem sobre o tabuleiro e leve ao fogo alto (250 graus), por 10 minutos, mais ou menos, até dourar. Mas tem que ficar de olho, porque tosta rápido, se bobear queima tudo!
     O principal pra dar certo é usar um pão de qualidade (usei o integral light da Wickbold), e não deixar passar do ponto. Faz a diferença em qualquer salada sem graça!
     É isso aí, vamos continuar na saga das saladas!
      Bjs!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal com rabanada!

             
        Vim aqui pra desejar FELIZ NATAL a todos! Espero que estas datas especiais sirvam pra reunir a família, comer e falar besteira, dar risada, ver pessoas queridas que não víamos há tempos, e agradecer, acima de tudo! Agradecer por termos uma ceia, pessoas com quem compartilhar tudo isso e por mais um recomeço se aproximando...E pela rabanada, minha gente, porque cá entre nós: ainda está pra ser inventado um doce melhor que esse! E oh, se é pra comer, vamos comer com gosto: aqui em casa a que faz sucesso é a frita mesmo, com leite condensado e tudo que temos direito! Afinal, é calórico mesmo e só fazemos uma vez ao ano (duas, vai, esqueci do ano novo!), portanto não vale a pena queimar ficha fazendo assada ou similares, a não ser que você tenha uma receita revolucionária ( e se tiver me manda!).
        Gente, um parênteses: que calor é esse! Dá até uma moleza, mas amanhã é dia de malhar pra gastar esse monte de calorias, hein! Vambora, galera, ano novo vai ter mais, então temos uns dias de trégua pra compensar!

         
        E quem disse que Papai Noel não é carioca?

          Beijo grande!
                           

sábado, 22 de dezembro de 2012

Salada para o calorão

      Oi gente, voltei! Estava sumida por conta de uma escapada rápida, uma baita surpresa de natal, Papai Noel chegou antes aqui em casa e me deu um presentão adiantado! Mas isso é assunto pra um próximo post! Prometo que conto como foi!
      Estou aqui hoje pra falar de comida de verão, e não me vem outra coisa na cabeça senão salada! Algo fresquinho e leve, com um molho bem gostoso! Isso que eu gosto no verão! Fiz uma hoje pro almoço que ficou bem gostosa (e bonita, porque a gente come com os olhos primeiro!):


    Os ingredientes podem variar conforme o gosto do freguês, mas nessa eu coloquei:
- agrião
- alface roxa
- tomate cereja
- pedaços de frango grelhado
- macarrão cozido, no caso pene
- lascas de parmesão
       Considero o molho essencial, é o que dá graça à salada. Costumo sempre fazer algum molho especial pra comer na salada, e esse de hoje foi uma espécie de Caesar:
- 2 colheres de creme de ricota
- um punhado de parmesão ralado
- azeite à gosto
- sal a gosto
- 1 colher pequena de alho triturado ou 1 dente de alho triturado
É só misturar tudo!
       E com esse calorão, podem esperar que teremos muitas saladinhas por aqui!
   Bjs e bom fim de semana!
       

domingo, 9 de dezembro de 2012

Almoço de domingo, só!

     Marido viajando a trabalho...Sozinha é mais fácil se controlar nas gordices, né não? Já pararam pra pensar como comer é mais social do que fisiológico? E comer besteira sozinho, definitivamente, não dá tanto prazer!  Bom é aquele almoço de domingo que só sua mãe sabe fazer, bolo quentinho na casa da vó, churrasco e cerveja com os amigos, brigadeiro de festinha de criança... Comer é compartilhar momentos, minha gente! E nesses momentos não existem calorias! Deixa pra pensar nisso no dia seguinte, compensando nos exercícios e voltando à rotina normal! Muitas das minhas colegas irão torcer o nariz, mas não ouso proibir meus pacientes de sair da dieta diante de uma confraternização (até porque não quero ser enganada,rs)! Acho também que o lado psicológico é muito importante quando alguém está tentando emagrecer, e ficar sonhando com aquele pudim de leite todos os dias não ajuda!
    Bom, todo discurso foi pra dizer que estou sentindo falta do meu companheiro aqui, pra tomar uma cerveja gelada e fazer a pipoca no domingo! E por isso não estou tão animada para comer e beber como fazemos todo fim de semana! Não que não esteja comendo bem, gosto das coisas saudáveis, mesmo, mas digamos que o fim de semana está sendo atípico. Meu almoço de hoje:


Omelete de queijo minas com salsinha e salada verde com palmito. Lindo, né? Mas a falta de carboidrato também teve um outro motivo...A sobremesa! Tô sozinha, mas não tô morta! Fiz uma sobremesa dos deuses, gelado de abacaxi, receita da minha tia Eda! E guardei minhas calorias de carboidrato pra ela!


Aí vai a receita:
- 200 ml de água ( 1 copo de requijão mal cheio)
- 1 colher de sopa cheia de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite (usei o leve)
- 1 abacaxi cortado em cubinhos

Modo de fazer:
      Coloque a água, o açúcar e o abacaxi cortado pra cozinhar em fogo baixo, até formar uma calda, deixe ferver bem. Tire os cubos de abacaxi da panela e reserve. Adicione uma lata de leite condensado à calda que ficou na panela e mexa em fogo baixo até ficar no ponto de brigadeiro de colher, molinho mesmo. Aí apague o fogo e adicione o creme de leite e misture até homogeinizar. Depois coloque o abacaxi reservado. Sirva bem gelado e divirta-se!


Eu sempre coloco esses doces em potes individuais, nesse caso copinho americano, porque assim a gente se controla na hora de comer (o cérebro não pesa, mas ele conta!). A textura fica tipo de leite talhado, bom demais!
     
              Bj , bom domingo a todos!
     

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Panqueca e molho de tomate

  Como prometi na última postagem, aí vai a receita do molho de tomate que faço com tomate pelado, nesse caso usei para acompanhar panqueca de carne. Vou dar minha receita de massa de panqueca também, embora seja ridiculamente fácil (mas vai que...alguém pode não saber, né?)!
   Vamos à receita:

 Massa de panqueca:
- 1 xícara de farinha
- 1 ovo
- sal a gosto
- 1 xícara de leite (eu uso desnatado, pois se posso diminuir a gordurada sem muita alteração de sabor e consistência, por que não? Deixa pra comer essas calorias no queijinho parmesão que vai por cima!)

                           

  Bato tudo no mixer, mas pode ser liquidificador. Depois de bater, eu misturo com a colher  mesmo um pouco de cebolinha ou salsinha picadinhos (da minha horta!), acho que dá um gostinho especial! Deixar descansando uns 10 minutinhos antes de ir pra frigideira bem quente. Use uma frigideira antiaderente, que deve ser untada com óleo ou azeite, passe com papel toalha, não precisa encharcar não! Rende de 10 a 12 discos de massa, e o recheio vai por sua conta, mas eu adoro fazer de carne moída ou espinafre com ricota.

Molho de tomate:
- 1 lata de tomate pelado, cortados grosseiramente
- 1 cebola média bem picada
- 1 dente de alho grande bem picado
- 1 colher de café de açúcar
- sal e pimenta do reino a gosto
- algumas folhinhas de manjericão picadas
- azeite suficiente para refogar

        Refogue a cebola com alho no azeite em fogo baixo, até dourar. Acrescente o tomate picado e deixe ferver. Coloque o açúcar e corrija o sal. Por último vai o manjericão picado e a pimenta, de preferência moída na hora. Esse molho é curinga, serve pra macarrão, panqueca, lasanha e tudo que precisar de molho vermelho.

       Para montagem do prato:
     Arrume as panquecas já recheadas num refratário, cubra com molho, salpique parmesão ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido até que o queijo derreta. Fica uma diliça!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dica esperta

 Quando postar esse título é porque tenho uma dica legal (não propaganda!) pra dar, daquelas que quebram o maior galho! A dica esperta de hoje é o tomate pelado, que se compra enlatado. Apesar de ser importado, anda com preço bem em conta, em torno de 2 reais a lata. Já usei essas duas marcas abaixo e aprovei!


      E aí, alguns podem estar perguntando: ah, não é mais fácil comprar logo um molho pronto? É, é mais fácil, mas te garanto que não é mais gostoso e saudável que preparar seu molho com tomate italiano vermelhinho e natural. Acho um luxo podermos ter tomate dessa qualidade no armário pra usarmos na hora que quiser, ao contrário do tomate comprado na feira ou mercado, que não dura tanto e nem sempre está tão bom pra molho. Veja bem: eu adoro comprar tomate normal, mas ter esse da latinha em casa é uma mão na roda naquelas horas de fome e preguiça! Rende um ótimo molho pra macarrão, panqueca, etc, em menos de 15 minutos de preparo!
      Logo mais vem postagem com receita de molho!
      Bom começo de semana a todos!


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Molho Pesto

  Esse molho é uma das receitas preferidas aqui em casa, pela facilidade e sabor incríveis! Na verdade é um pesto abrasileirado, já que, pra simples mortais como eu, pignoles e queijo grana não são de fácil acesso (substituo por castanhas e queijo parmesão). Vai bem com macarrão ou salada e é perfeito naqueles dias que chegamos em casa com fome e não tem nada pronto pra comer. Minha estratégia nessas situações é: enquanto tomo banho deixo o macarrão cozinhando. O molho se prepara na hora, mas uma boa idéia também é deixar pronto na geladeira e só aquecer quando for comer. Na geladeira ele dura bem uma semana em pote de vidro fechado.


    Vamos à receita:
- um punhado de manjericão
- 1 ou 2 dentes de alho, à gosto
- 2 castanhas de caju
- azeite até cobrir a mistura
- sal a gosto
- um punhado de queijo parmesão ralado
     Aí é só bater tudo no liquidificador ou com mixer e está pronto pra servir por cima do macarrão ou salada. As medidas não são exatas, vai a gosto do freguês! Mas combinação de ingredientes proporciona um sabor único! Experimente que vale a pena!
      Se quiser guardar na geladeira, tome o cuidado de esterilizar com água quente um pote de vidro, pode ser desses de azeitona ou milho, e guardar na geladeira tampado. Se for acompanhado de um vinhozinho pra dar aquela relaxada de um dia estressante fica perfeito! Ah, e ainda por cima tem ingredientes muito saudáveis! (olha a nutricionista aí!)



     Esse eu fiz pra minha amiga Nívea, porque ela tá barriguda e doida pra provar, não quero que Thaís nasça com cara de molho pesto! É uma ótima idéia também pra presentear amantes da boa mesa, aquele amigo que vamos visitar, enfim, presentes singelos que fazem feliz e custam pouco!
   
Bjs e até a próxima!

   

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

É tempo de melancia!


      Gente, tinha esquecido o quanto gosto de melancia! Agora é a época, e tá doce, doce! Que fruta mais refrescante, a cara do verão que se aproxima, não acham? Já tô viciada! Compro e tiro toda a casca, deixando ela cortadinha numa tijela com tampa na geladeira, pra facilitar na hora da preguiça! E tem mais: ela é rica em um pigmento chamado licopeno, o mesmo que tem no tomate,  um poderoso antioxidante que pode prevenir vários tipos de câncer. Além do mais, dá aquela forcinha no bronzeado! Gosto muito de fazer suco de melancia, puro ou em misturas inusitadas. Esse aí que fiz hoje foi melancia com gengibre, e ficou maravilhoso! Quem tem paladar um tanto exótico (como o meu) vai amar! E não é só abacaxi que fica bom com hortelã, melancia também combina muito. Outras combinações ótimas que já rolaram aqui em casa: melancia com morango e melancia com abacaxi! Recomendo todas! Sou fã de combinações de sucos!
   

Daqui pra frente teremos muitos sucos pra compartilhar nesses dias de calor!
        Bjs

domingo, 18 de novembro de 2012

Farra do fim de semana


  E aí, animados com feriadão? Pra mim nem foi, trabalhei sexta e trabalharei segunda! Mas animada pro fim de semana tô sempre! Hora de chutar o balde, hehehe! Minha pequena farra de fim de semana muitas vezes é isso :

                               

 Queijo, vinho, pão fresquinho, azeite do bom... Boa companhia e só! Isso me faz feliz! E nem chega a ser assim A orgia alimentar, já que vinho e azeite comprovadamente fazem bem ao coração (e não é papo de nutricionista querendo justificar suas farras!). O azeite extravirgem tem gordura monoinsaturada, aquela que falei que tem na castanha, e essa gordura boa diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. O vinho tem compostos fenólicos (resveratrol, pra quem interessar) que são antioxidantes e portanto protetores do coração também. Resumindo: essa é a chutada de balde mais light da dieta, apesar dos queijos gordurosos...Já ouviram falar que os franceses sofrem menos de problemas cardíacos? Pois então, vinho moderadamente faz bem à saúde! E se puder acrescentar aos queijinhos, azeite e castanhas de caju melhor ainda!



Bjs e bom feriado pra todos!



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Castanha do Pará

 Tô sumida, né? Fim de semana foi agitado...Mas vim dar mais uma dica de nutricionista: castanha do pará! Essa oleaginosa é rica em gordura poli e monoinsaturada, que nada mais são que gorduras boas pro coração, porque ajudam a aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o ruim (LDL). Além disso, são ricas em selênio, um poderoso antioxidante, que tem papel fundamental na defesa do nosso organismo.


Viu, já tem bons motivos pra incluir a castanha na sua alimentação! Mas atenção, gente, o recomendado são 2 castanhas do pará por dia, não mais do que isso! Até porque é bastante calórica! Em breve postarei idéias de receitas usando castanha!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dica esperta

Quarta-feira, meio da semana, firme e forte na dieta saudável (afinal, fim de semana vem aí!). E se tem uma coisa importante em dieta saudável o nome dela é FIBRA. Alimentação boa que se preze tem que ser rica em cereais integrais! Fibra ajuda a saciar, melhorar a função intestinal, controlar glicose, colesterol entre outros benefícios! Eu gosto bastante de integrais, mas confesso que enjôo com facilidade deles, não consigo comer por meses ininterruptamente. Pra coisa funcionar comigo, preciso fazer um revezamento entre cereal branco e integral: se compro um pacote de pão integral numa semana, na outra já não como, assim como se fico fazendo arroz sete grãos por uns dias, depois mudo pro branquinho. E nessas semanas que volto pro "branquinho", capricho na salada pra compensar, coloco cenoura ralada no arroz branco, e outras estratégias para melhorá-lo. Pensando nesse assunto, resolvi mostrar pra vocês um produto integral do qual tenho gostado, pra dar uma variada: waffer integral. Já vem pronto, é só aquecer, e fica bem gostoso com mel e queijo branco. Gente, não é propaganda, apenas dicas de produto legal  e que eu consuma que vou sempre tentar achar pra compartilhar! Cada unidade equivale em calorias a um pão francês, nada absurdo. Hoje eu cheguei do trabalho e lanchei um desse:


Observação importante: o consumo de fibras deve estar sempre associado a uma boa ingestão de água, hein, galera! Em torno de 2 lts!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Horta em casa

 Gente, se tem uma coisa que me faz feliz aqui na cozinha é ter ervas frescas na hora que eu quiser! Tem nada melhor! Manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã e capim limão! É, eu tenho isso tudo na minha hortinha! E não é nada de outro mundo, é molezinha fazer uma! Dá uma olhada:

A minha fica na área de serviço e já tem alguns meses, mas vale varanda, ou qualquer cantinho que pegue sol, porque precisa de muita luz pra vingar! E dura mesmo, se bem cuidada, com rega diária! Só o manjericão que volta e meia tenho que repor, mas esse eu uso demais e em grande quantidade! Mesmo tendo que repor de vez em quando acho que compensa demais ter plantado, porque a mudinha é barata (em torno de 3 reais!), vende em qualquer mercado e no mínimo do mínimo vai ficar um mês a sua disposição, pra aquele jantarzinho de última hora.
Deixo algumas em vasinhos também, pra fazer parte da decoração da cozinha.


Tem coisa melhor que brusqueta com manjericão fresco? E batata assada com alecrim e azeite? Mas se o negócio for dar aquela relaxada depois de um dia de trabalho, vai de capim limão e dormirá o sono dos justos!


Agora espero que você se anime e vá fazer a sua! Vai te render bons momentos!

domingo, 4 de novembro de 2012

Rocambole de doce de leite


 Hoje é domingo, e como qualquer mortal, me dou o direito de comer o que quiser nos fins de semana! E a primeira receitinha de fim de semana aqui vai ser o rocambole de doce de leite da Rita Lobo, lá do Cozinha Prática. Conhecem? Pra quem gosta de receitas sem complicação! O programa passa às quintas 21:45 no canal GNT, é bem rapidinho, mas sempre traz ótimas receitas, tudo bem explicadinho e fácil, como a gente gosta! vamos a receita:
Recheio:
- 1 lata de leite condensado cozida na pressão (quando a panela começa a apitar é só contar 20 minutos e esperar 2 hs até esfriar, para só então abrir - seja paciente!)

Massa:
- 5 ovos
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de fazer:
- Bata as claras em neve, aí acrescente o açúcar (peneirado) aos poucos, assim como as gemas. Por fim coloque a farinha (peneirada também!), batendo até formar uma massa homogênea. Não bata demais!
- Unte bastante e enfarinhe uma fôrma de tamanho 30 x 40cm.
- Leve em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 20 min ou até dourar (é difícil precisar o tempo, cada forno é de um jeito!). Está pronto quando descolam as bordas.
- Umideça um pano de prato, estique sobre uma superfície lisa, polvilhe açúcar e vire o bolo ainda quente.
- Molhe com leite morno, recheie com o doce de leite já frio e vá enrolando com o pano.
- Polvilhe açúcar por cima do rocambole.

O meu ficou meio branco, porque meu forno não é muito confiável. E grudou um pouco na fôrma também, por isso unte bastante! Mas ficou bom, bem molhadinho! O leite morno é muito importante pra manter a umidade da massa. Experimentem!
             Bjs e bom final de domingo!

sábado, 3 de novembro de 2012

Bem-vindos!

 Olá! Hoje inicio esse projeto que estava na lista daquelas coisas que queremos realizar e sempre adiamos, sabe? Vou usar esse espaço pra falar de dicas, descobertas, receitas, restaurantes e tudo relacionado a dor e a delícia de comer. Posso dizer que metade de mim vai representar a nutricionista, que tem o papel de orientar e promover a reeducação alimentar, e a outra metade vai ser apenas uma pessoa comum, que gosta de comer de tudo, porém quer ter saúde pra viver muito e continuar comendo de tudo!